Buscar
  • TheSiriusBeauty

A pele é o maior órgão do nosso corpo e absorve tudo o que aplicamos

A pele é o maior órgão do corpo humano, revestindo todo o nosso corpo e protegendo contra as agressões externas. Além de atuar como a primeira linha de defesa do organismo contra bactérias, vírus e outros agentes agressores externos, a pele saudável mantém o equilíbrio dos líquidos e ajuda a manter a temperatura corporal.


Esta barreira de proteção vem das células da epiderme e derme, secreção de sebo e suor, formando uma capa especial - como um manto protetor.


A pele é formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme, cada uma com características e funções diferentes.

  • Epiderme - é a camada mais externa da pele, aquela que você pode ver. A principal função da epiderme é formar uma barreira protetora do corpo, dificultando a saída de água do organismo e a entrada de substâncias e de micróbios no organismo.

  • Derme - é a camada do meio da pele, formada por fibras de colágeno e elastina, por grande quantidade de vasos sangüíneos e terminações nervosas. Essas terminações recebem os estímulos do meio ambiente e os transmitem ao cérebro, através dos nervos. Estes estímulos são traduzidos em sensações, como dor, frio, calor, pressão, vibração, cócegas e prazer.

  • Hipoderme - é a última e mais profunda camada da pele, formada basicamente por células de gordura. Sendo assim, sua espessura é bastante variável, dependendo se a pessoa é gorda ou magra. Ela apóia e une a epiderme e a derme ao resto do seu corpo. Além disso, a hipoderme mantém a temperatura do seu corpo e acumula energia para o desempenho das funções biológicas.


A pele é vital para nossa saúde e bem estar, mas mesmo com toda esta proteção, a pele é permeável e absorve substâncias. E por isso merece uma atenção especial, pois tudo o que aplicamos na pele é absorvido pelo organismo e levado para a nossa corrente sanguínea — quando usamos compostos potencialmente ou comprovadamente tóxicos, estamos absorvendo toxinas.


Pesquisas comprovam que o corpo não consegue eliminar completamente essas substâncias e, assim, ocorre o que chamamos de bioacumulação. Com o tempo e uso excessivo dessas substâncias, o organismo pode desenvolver diversos problemas de saúde e, além disso, essas substâncias poluem o meio ambiente.


Muitas erupções da pele podem representar manifestações de doenças internas e ser o primeiro sinal de que há algo errado com o seu organismo. Além disso lesões de aparecimento abrupto como pintas e manchas escuras e que não cicatrizam devem ser examinadas o quanto antes por um especialista.


Por isso é tão importante adotarmos práticas mais saudáveis, tanto na alimentação, quanto no uso de cosméticos naturais e fórmulas minimalistas.


Como você cuida da sua pele?


Enquanto produtos convencionais ainda utilizam ingredientes tóxicos, que podem obstruir os poros e gerar reações negativas na pele, nós estamos comprometidos em criar produtos de cuidados com a pele não-tóxicos, multifuncionais e sustentáveis — produtos que são bons para você e seguros para o meio-ambiente. 🌎


Conheça os nossos produtos


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo